top of page
Buscar
  • Foto do escritorMeri Delatorre

Dois aliados no desenvolvimento da sua carreira: Emoção e Técnica

Sabemos que o desenvolvimento da nossa vida profissional está longe de ser tarefa fácil.


Para essa jornada é preciso manter-se atualizado, ter a habilidade para lidar com os problemas, recuperar-se de contratempos, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e continuar enfrentando as adversidades. Nesse sentido, cada vez mais se faz necessário um olhar cuidadoso para nossa habilidade técnica e comportamental.


A atualização técnica facilita muito o desenvolvimento da carreira, habilita a entrega de bons trabalhos com agilidade, além de estimular a capacidade criativa. Sem dúvida é um grande aliado.


Por outro lado, tão importante quanto à técnica e experiência é ter autoconhecimento para sabermos como lidar com as emoções de forma mais equilibrada, promovendo maior flexibilidade para lidar com as situações.


O equilíbrio das emoções se faz necessário porque, as emoções são eventos neurológicos reais que ocorrem no cérebro e no sistema nervoso, o desequilíbrio ou a sobrecarga das emoções desencadeia reações no corpo e até mesmo o desenvolvimento de doenças, que em grau elevado chega ao ápice interromper a capacidade laboral.


Entender como agimos e reagimos em determinadas situações, identificar o que nos tira do eixo e mudar, não é uma tarefa fácil de desenvolver, mas traz recompensas para a saúde física e mental.


É comum trabalhar com pressão, cobranças, excesso de jornada, ter que performar cada vez melhor com menor recurso e com lideranças ásperas. Mas isso não pode ser justificativa para nutrir a desmotivação e o adoecimento.


Sugestão: Inicie o processo do questionamento interno, comece a se perguntar o “por que” de ter tido determinado sentimento ou reação.


Trabalhar o autoconhecimento leva tempo e não é simples, é preciso inclinar-se para dentro, identificar e reconhecer nossos defeitos, limitações e crenças. Essa ação é tão importante quanto o conhecimento técnico e facilita a vida profissional e pessoal.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Adoecimento Emocional no Trabalho

Cada vez mais o mundo organizacional está mais exigente e o acumulo de tarefas diárias só aumentam e é pouco provável que isso mude. Muitos profissionais sofrem de depressão e ansiedade, entre outras

Bancário: Demissão Aspectos Emocionais

As emoções que surgem na demissão após anos de trabalho em banco. Carreira que demanda muito estresse, principalmente em agências, que tem metas, reponsabilidades, prazos, protocolos administrativos p

Comments


bottom of page