Sabemos que o desenvolvimento da nossa vida profissional está longe de ser tarefa fácil.
Para essa jornada é preciso manter-se atualizado, ter a habilidade para lidar com os problemas, recuperar-se de contratempos, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e continuar enfrentando as adversidades. Nesse sentido, cada vez mais se faz necessário um olhar cuidadoso para nossa habilidade técnica e comportamental.
A atualização técnica facilita muito o desenvolvimento da carreira, habilita a entrega de bons trabalhos com agilidade, além de estimular a capacidade criativa. Sem dúvida é um grande aliado.
Por outro lado, tão importante quanto à técnica e experiência é ter autoconhecimento para sabermos como lidar com as emoções de forma mais equilibrada, promovendo maior flexibilidade para lidar com as situações.
O equilíbrio das emoções se faz necessário porque, as emoções são eventos neurológicos reais que ocorrem no cérebro e no sistema nervoso, o desequilíbrio ou a sobrecarga das emoções desencadeia reações no corpo e até mesmo o desenvolvimento de doenças, que em grau elevado chega ao ápice interromper a capacidade laboral.
Entender como agimos e reagimos em determinadas situações, identificar o que nos tira do eixo e mudar, não é uma tarefa fácil de desenvolver, mas traz recompensas para a saúde física e mental.
É comum trabalhar com pressão, cobranças, excesso de jornada, ter que performar cada vez melhor com menor recurso e com lideranças ásperas. Mas isso não pode ser justificativa para nutrir a desmotivação e o adoecimento.
Sugestão: Inicie o processo do questionamento interno, comece a se perguntar o “por que” de ter tido determinado sentimento ou reação.
Trabalhar o autoconhecimento leva tempo e não é simples, é preciso inclinar-se para dentro, identificar e reconhecer nossos defeitos, limitações e crenças. Essa ação é tão importante quanto o conhecimento técnico e facilita a vida profissional e pessoal.
Comments