top of page
Freelancer em um café

Artigos

“Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!”
 - Sigmund Freud -

Adoecimento Emocional no Trabalho

  • Foto do escritor: Meri Delatorre
    Meri Delatorre
  • 30 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de jul.

O Peso das Exigências no Trabalho e o Cuidado com a Sua Saúde Mental


Você já teve a sensação de que as demandas do dia a dia só aumentam, e que o tempo parece nunca ser suficiente? O mundo do trabalho está cada vez mais exigente — e, infelizmente, é pouco provável que isso mude tão cedo. Com tantas responsabilidades acumuladas, não é raro que profissionais comecem a se sentir sobrecarregados, desenvolvendo sintomas de ansiedade, depressão e outros sinais de esgotamento.


Claro que o trabalho não é o único fator: os estudos, as finanças, os filhos, os relacionamentos… tudo isso também impacta diretamente no nosso bem-estar. Mas o mais importante é entender que viver assim, constantemente no limite, não deveria ser normalizado. Nem todo mundo lida bem com a instabilidade emocional — e tudo bem. Cada um tem seu tempo, seu limite e sua história.


O mundo nem sempre será leve, mas nós podemos aprender a lidar com ele de forma mais gentil. Isso começa ao olhar com mais carinho para dentro, entender o que precisa ser cuidado e seguir, aos poucos, em direção aos nossos objetivos. Só que esse movimento precisa vir de você. É uma escolha pessoal, íntima e corajosa — e não pode ser terceirizada.


Os sinais de adoecimento emocional vão se intensificando quando ignoramos o que sentimos. É comum, sim, ter dias difíceis, sentir tristeza, medo, cansaço ou desânimo. Mas se essas sensações estão presentes com frequência, se você sente que está se perdendo de si no trabalho, ou já precisou se afastar várias vezes por questões de saúde... talvez seja hora de pedir ajuda.


Ter um profissional preparado para dar um suporte é importante, minimiza riscos indesejados e ajuda no acolhimento das suas emoções e na construção de uma vida mais leve, equilibrada e com mais sentido.

 
 
 

Comentários


bottom of page